23/05/2024 - Está prestes a começar, mais uma edição da maior festa Académica de toda a Europa, realizando-se ao longo de oito dias no mês de Maio, tantos dias quantas as Faculdades existentes na Universidade de Coimbra.
Com um extenso programa de atividades desportivas e culturais, bem como diversas festas e concertos musicais, a Queima das Fitas marca o final das aulas, antes da época de exames, e é o culminar da vivência que os estudantes tiveram ao longo do ano.
Para os finalistas é o adeus à Universidade e à vida de estudante, para os caloiros é a integração oficial na Academia. A Queima das Fitas é um marco na vida de qualquer estudante da Academia de Coimbra, já que marca as diversas etapas do seu percurso universitário, desde que o aluno é admitido na Universidade, até que dela se despede, para ingressar no mercado de trabalho.
A semana da Academia inicia-se com a Serenata Monumental (Sendo que este ano foi cancelada devido à impossibilidade de ser realizada na Sé Velha como manda a tradição), sendo que, do programa, se destaca ainda o Baile de Gala das Faculdades (este evento terá lugar na noite de, 21 de maio), a “Queima” do Grelo (a 26 de Maio, no Largo da Sé Nova, às 10h00) e o Cortejo dos Quartanistas (26 de maio), entre outras iniciativas, e sem esquecer claro, as concorridas Noites do Parque, onde todas as noites há muita animação com a atuação de bandas, Dj ’s, entre outros. São dias e noites de convívio, descontração e animação, que marcam o final de mais um ano letivo.
Durante a Queima da Fitas, Coimbra vive um ambiente único de festa e tradição. E entre os estudantes, fortalecem-se amizades, vivem-se amores, partilham-se histórias e criam-se vivências que marcarão para sempre as suas vidas.