22/02/2024 – Visitar Portugal, por ‘dentro’.

É inegável que Portugal é um país de uma beleza incrível, e sem dúvida que é caso para dizer até que ‘Portugal é bonito, por fora, e por dentro!’

Visitar Portugal é tocar o céu no topo das montanhas mais altas, mas também o desvendar dos mais belos mistérios de um mundo subterrâneo, construído pela natureza, ao longo de milhares de anos.

E a razão para que se diga isto é a existência das várias grutas que podem ser visitadas em Portugal. Debaixo dos nossos pés, há por vezes ‘mundos’ por descobrir, e vislumbres de sítios inacreditáveis, que parecem saídos de filmes.

Grande parte destas grutas concentra-se nos Açores e nas Serras de Aire e Candeeiros, existindo ainda outras opções a descobrir, um pouco por todo o país, com as suas diferentes caraterísticas e pontos de interesse. São o sítio perfeito para conhecer melhor a história da terra, seja com amigos, ou em família.

As grutas portuguesas podem dividir-se em 3 tipos: calcárias, vulcânicas ou resultado ação humana (minas e abrigos, por exemplo). Cada uma delas possui a sua própria beleza e visitá-las é uma experiência única.

Estes são locais que foram adaptados para que o percurso por parte de todos seja facilitado, dando a possibilidade de ver a beleza ‘interior’ de Portugal.

Para que comeces a planear as tuas visitas, deixamos-te as opções de grutas que podes visitar, com toda a segurança, em Portugal.

Clica nos nomes abaixo, para veres as fotos e detalhes, em caso de quereres visitar!

  1. Grutas de São Vicente (Madeira)
  2. Grutas da Moeda (São Mamede)
  3. Grutas de Mira de Aire (Porto de Mós)
  4. Grutas de Santo António (Porto de Mós)
  5. Grutas de Alvados (Porto de Mós)
  6. Algar do Carvão (Terceira)
  7. Gruta do Carvão (Ponta Delgada)
  8. Gruta das Torres (Pico)
  9. Gruta do Natal (Terceira)
  10. Furna do Enxofre (Graciosa)
  11. Algar do Pena (Alcanede)
  12. Gruta do Escoural (Montemor-o-Novo)
  13. Gruta das Lapas (Torres Novas)
Alugar como turista Alugar como estudante