27/06/2024 – O Governo de Portugal e AR (Assembleia da República) aprovaram no fim de Maio de 2024, um apoio para alojamento alargado a estudantes deslocados sem bolsa atribuída!
O Governo aprovou, no passado mês de Maio, em Conselho de Ministros dedicado à juventude, uma medida que, permitirá aos estudantes universitários deslocados, e não-bolseiros, receberem cerca de 50% do complemento de alojamento, desde que o rendimento per capita do seu agregado familiar não ultrapasse os 14.259,28€ euros anuais, o equivalente a 28 vezes o Indexante do Apoio Social (IAS), atualmente fixado nos 509, 26€ euros.
Os jovens a quem é atribuída uma bolsa de estudo já recebem este apoio, sendo que, desta vez, o Parlamento aprovou, na generalidade, um projeto de lei do PS (Partido Socialista) que visa precisamente alargar o universo de beneficiários deste complemento.
Além do alargamento do pagamento deste complemento ao alojamento, o Executivo liderado por Luís Montenegro (atual Primeiro-Ministro de Portugal) anunciou ainda, um reforço da oferta de camas para estudantes, usando a capacidade instalada das Pousadas de Juventude e INATEL. Estes protocolos permitem aumentar o número de camas disponíveis em 709 camas.
A este número de oferta de alojamento, acrescem ainda grupos como a StudentVille, cuja oferta preço/qualidade se verifica ano após ano entre as melhores, nas cidades em que oferece alojamento, tendo também cada vez mais parcerias com as diversas Universidades e Faculdades, dessas mesmas cidades, como Coimbra e Lisboa.