04-03-2021 - O município de Coimbra aprovou o projeto de execução da Linha do Hospital, que vai ligar em metrobus (autocarros elétricos) a baixa ao complexo de saúde da cidade, no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).
O SMM, Sistema Mobilidade Mondego, consiste na implementação de um metrobus, utilizando veículos elétricos a baterias que irão circular no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra, ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Mirando do Corvo, numa extensão de 42 quilómetros.
A linha do Hospital faz ligação direta da Baixa da cidade e da Linha da Lousã aos Hospitais da Universidade de Coimbra, Instituto Português de Oncologia e Hospital Pediátrico. Os concursos das empreitadas dos restantes troços (Portgaem - Coimbra B e Linha do Hospital) serão lançados durante 2021.
A aprovação do projeto de execução da Linha do Hospital é um dia histórico em Coimbra para a mobilidade sustentável, considerando que esta linha é sem dúvida essencial para a sustentabilidade do projeto do Sistema Mobilidade Mondego.
Este é mais um desbloqueio fundamental, rumo à execução total deste investimento estruturante para a região de Coimbra. A StudentVille vai ficar ainda mais perto do centro da cidade!