24.6.2021 - Estudantes de Coimbra criam lancheira ecológica e vão às competições internacionais de Empreendorismo, a decorrer em Outubro, online.
Um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra (UC) criou uma lancheira ecológica à base de cortiça, inspirada num recipiente tradicional de alimentos, usado, no passado, por trabalhadores agrícolas no Alentejo.
A lancheira ecológica, denominada The Cork Food Box, é produzida com cortiça e um bioplástico, em colaboração com a Amorim Cork Composites, empresa do grupo Amorim, líder mundial na indústria da cortiça, refere a UC, em nota de imprensa.
A lancheira ecológica contém um conjunto de recipientes de diferentes tamanhos para transporte e consumo de alimentos, bbidas, que a torna adequada para o uso diário e serviços de take-away.
Para obedecer a determinadas características técnicas, tais como estar apto para sr lavado na máquina de lavar loiça, para ir ao microondas para aquecer a comida que transporta e obter a certificação para o uso alimentar, esse processo já está a decorrer.
Numa segunda fase, os autores do projeto pretendem firmar consórcios com restaurantes e organizações de grandes eventos, como, por exemplo, festivais e festas estudantis, como a Queima das Fitas.
Os alunos da FCTUC responsáveis pela lancheira cológica irão ainda disputar a 7ª edição da "China Internacional College Students Internet+ Innovation and Entrepreneurship Competition", atualmente "uma das maiores competições internacionais em inovação e empreendorismo para estudantes universitários"., refere a UC.