6.1.2022-O descanso é parte indispensável de um percurso académico produtivo e saudável, mas isto não significa colocar a faculdade de parte, mas sim priorizar momentaneamente os momentos de lazer e de relaxamento.  

 

Após largos períodos de tempo a gerir todas as obrigações estudantis, as pausas tornam-se verdadeiramente gratificantes e devem ser usadas para uma recarga de energia antes do retorno às aulas. Ainda assim, deves manter o ritmo de produtividade para voltares renovado. Deste modo, deixamos-te algumas sugestões para aproveitares melhor as interrupções letivas. 

 

1-Dedica-te às coisas para as quais te falta o tempo durante as aulas, seja viajar e conhecer novos lugares, passear pela cidade, desenhar, tocar um instrumento, ler um livro, conversar com amigos sobre os teus interesses ou qualquer outra forma de te ocupares com as coisas que gostas sem, no entanto, caíres no sedentarismo.  

2-Procura manter alguns hábitos dos dias úteis, para que o retorno à faculdade seja uma transição suave. Evita alterações bruscas nos horários de sono e de atividade, mesmo que essas atividades consistam em lazer, para que não haja um impacto demasiado acentuado nos teus padrões diários.  

3-Vaiestimulando o teu raciocínio e a tua criatividade. O sedentarismo mental é tão prejudicial quanto o físico, uma vez que pode implicar uma quebra no ritmo de produtividade que se irá refletir na vida académica. Podes simplesmente recorrer às atividades que te são prazerosas e que te suscitam interesse para não perderes os teus hábitos de aprendizagem. 

4-O mais normal é que as férias antecedem épocas de testes ou a entrega de trabalhos escritos.  

Por este motivo, as pausas das aulas tornam-se em momentos bastante benéficos para a preparação de todas estas obrigações. Se este for o teu caso, aproveita estas alturas para pores o estudo em dia ao teu próprio ritmo, sem as limitações impostas pelo horário académico e da forma mais conveniente para ti.  

Por forma a não te sobrecarregares, faz um levantamento do trabalho que ainda tens pendente, organiza-o por partes e atribui a cada uma um prazo dentro da tua disponibilidade.  

Alugar como turista Alugar como estudante