9-4-2020-A Páscoa é época de celebração, de esperança comemorada em diversos países do mundo com pinceladas da cultura de cada local, conferindo-lhe particularidades únicas. A StudentVille deixa-te aqui algumas das tradições mais curiosas e singulares do mundo.
A Páscoa chegou e se existe uma época de celebração cristã, sendo a esperança o que une os povos, é esta!
Decidimos dar uma volta ao mundo e trazer algumas tradições peculiares espalhadas para “viajarmos” todos juntos iniciando, claro, em Portugal onde é celebrada de forma muito ligada à religião. O período que relembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo conta com procissões, encenações teatrais e reflexão cristã por todo país.
Depois, seguimos para o país vizinho, Espanha que também celebra a Páscoa com procissões, encenações da via Crucis, etc. Por exemplo, em Madrid é a Tamborrada, quando várias pessoas “invadem” a PlazaMayor tocando tambores para anunciar a ressurreição de Cristo. Acontece no domingo.
Em França, em Bessières (Haute Garonne) e também em Mazeres (Ariège), desde 1973, na segunda-feira de Páscoa os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa confecionam uma omelete com 15.000 ovos!
Chegados à Alemanha, a Páscoa é simultaneamente a comemoração da ascensão de Cristo e também da chegada da primavera. A tradição é enfeitar árvores com ovos de cores garridas. Os ovos são furados, esvaziados e pintados com cores vivas e enfeitados com papel crepe. Encantador!
Na Escócia, uma das diversões é brincar com ovos cozidos e coloridos. Eles rolam os ovos ladeira abaixo e ovo vencedor é o que consegue rolar mais longe sem quebrar.
Mais para sul da Europa, na Grécia, os ovos de chocolate foram trocados por ovos de galinha pintados de vermelho. Segundo a tradição, o ovo simboliza a vida e o vermelho, o sangue de Jesus. Os ovos são distribuídos entre os convidados para fazer um jogo de grupo. Um convidado encosta o seu ovo ao ovo do seu companheiro até o rachar. Segundo a lenda, quem for o último a ter o ovo rachado “vai ter sorte durante o ano que se segue”.
Já na Finlândia, a norte da Europa, a Páscoa é comemorada de forma semelhante ao que costumamos ver no Halloween – as crianças saem pelas ruas fantasiadas e pedem guloseimas.
Em Guatemala, as celebrações da Páscoa revelam traços muito culturais, com trajes tradicionais alegres, com máscaras e carpetes de flores coloridas, sobre as quais as pessoas caminham até chegar à igreja. As ruas das cidades também são cobertas por incenso e celebram rituais antigos.
Terminamos na Índia, onde os hindus fazem o festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. Nesta época, a população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pó colorido.
Com esta viagem que te oferecemos, a StudentVille deseja a todos uma Páscoa com as cores do arco-íris!