27.06.19 Este ano o relatório GPI considera o nosso país como o 3º mais pacífico do mundo. Portugal nos últimos 5 anos, tem vindo a adoptar novas medidas para atingir uma maior tranquilidade.
Segundo o relatório anual do índice Global da Paz, a Nova Zelândia, Islândia e Portugal ocupam este ano os três primeiros lugares a nível mundial como sendo os países mais apetecíveis de viver a nível de segurança e passividade.
De uma forma geral, dos 36 países europeus, apenas 22, segundo o GPI 2019 demonstraram melhorias em relação ao ano anterior. A Europa continua a ser a região mais pacífica do mundo
Nos últimos lugares da lista estão os países do médio oriente, o Iraque (159), o Iémen, o Sudão do Sul, a Síria e o Afeganistão (163). Desde o início do índice, 2019 foi o primeiro ano que o Iémen foi classificado como um dos cinco países menos pacíficos.
A pontuação média de cada país melhorou em 0,09%, com 86 países a terem uma melhoria e 76 a sofrer um agravamento. O GPI registou ainda que o nível médio de paz global melhorou ligeiramente, pela primeira em cinco anos.
O GPI de 2019 revelou também que apesar de existir alguma tensão entre nações, nos últimos 10 anos assistimos a uma acentuada diminuição de conflitos e crises.