18.06.2020 No próximo concurso nacional de acesso os cursos do ensino superior que são procurados pelos alunos com médias mais altas vão poder voltar a aumentar o número de vagas.
São 20 os cursos que podem crescer até 15%. O Governo prepara-se também para aumentar o número de lugares em cursos de Medicina.
Só pode haver aumento de oferta nos casos em que o número de candidatos “excelentes” seja superior às vagas disponíveis. Apenas 20 vão poder aumentar as suas vagas — o que em relação ao ano passado é quase o dobro.
É a primeira vez em mais de uma década que os cursos de Medicina terão mais lugares disponíveis. Os cursos de Coimbra, Minho e Madeira vão ter essa possibilidade.
A recomendação de aumento de vagas nos cursos de Medicina é feita pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo no contexto de uma proposta do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, que anunciaram, querer abrir estas formações a estudantes internacionais.
Nos cursos que no ano passado puderam aumentar as suas vagas, não só cresceu a procura, esgotando todos os lugares disponíveis, como quase todas as médias de acesso subiram. Estes 20 cursos vão poder aumentar em 15% o total de lugares disponíveis para os novos alunos. De entre estas formações superiores, apenas três não estão sediadas em Lisboa e no Porto.