25/04/2024 – Um dos mais importantes Capítulos da História de Portugal: celebram-se 50 anos de 25 de Abril, 50 anos de uma Revolução histórica, única, e caracterizadora do que é ser Português.
Em 2024 Portugal celebra 50 anos da Revolução dos Cravos, da Liberdade e do Povo!
Um pouco por todo o país decorrem assim, celebrações desta data tão portuguesa, e tão importante na cultura portuguesa, conhecida por ‘Dia da Liberdade’.
Mas o que aconteceu a 25 de Abril de 1974? E Porquê?
Através da revolta dos Militares Portugueses pelo bem da pátria e da Nação que defendiam, no dia 25 de Abril de 1974 estes levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime Ditatorial do Estado Novo, na época liderado por António de Oliveira Salazar.
E assim, o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o Povo Português. Conhecidos como os Militares de Abril, estes foram claros nas suas promessas: terminar a repressão, regressar à Liberdade, o fim da guerra e do colonialismo, viria aí a democracia.
Com tudo isso, a Revolução dos Cravos pôs assim, fim ao isolacionismo a que Portugal estava condenado há já vários anos, e ajudou ao nascimento de novos países independentes.
Constituindo-se o movimento pioneiro de enormes transformações democráticas em todo o mundo, e demonstrando que as Forças Armadas não estão condenadas a ser um instrumento de opressão, podendo, pelo contrário, ser um elemento libertador dos povos e das nações que representam.