16.01.25 - Foi lançada a autorização eletrônica de viagem (ETA) no Reino Unido. Os viajantes de mais de 90 países serão afetados a partir de 2024.
O governo do Reino Unido introduziu um controlo fronteiriço e um sistema de imigração totalmente digitalizados, uma vez que a autorização eletrónica de viagem (ETA) entrará em vigor em 2025.
O novo requisito de entrada digital destina-se aos (ETA), exige que qualquer pessoa que visite o Reino Unido proveniente de um país isento de visto para estadias curtas, exceto os cidadãos britânicos e irlandeses, obtenha autorização para viajar com antecedência através de uma ETA ou de um eVisa.
A implementação será faseada:
Os viajantes não europeus necessitam de uma ETA a partir de 8 de janeiro de 2025
Os viajantes europeus necessitam de autorização a partir de 2 de abril de 2025.
O que é a Autorização Eletrónica de Viagem (ETA) do Reino Unido?
A ETA oferece permissões semelhantes às do visto de visitante normal no Reino Unido. É necessária para qualquer nacional isento de visto que não seja cidadão britânico ou irlandês.
Permite múltiplas entradas no Reino Unido para visitas até seis meses durante dois anos ou até o seu passaporte atual expirar, consoante o que ocorrer primeiro.
A taxa do ETA é de £10 (12€) e o pedido deve ser efetuado em online. Espera-se que os pedidos sejam processados rapidamente, no prazo de 24 horas, mas o Ministério do Interior do Reino Unido aconselha 2-3 dias úteis.
Se quiseres mais detalhes ou informações específicas sobre como fazer a solicitação ou quem é elegível, pode descobrir mais informações aqui.